ÉVORA

Universidade de Évora

A Universidade de Évora foi fundada em 1559 e é a segunda mais antiga em Portugal. Divide-se por vários edifícios históricos dispersos pela cidade, que poderá identificar pelo símbolo de uma pomba em mármore. O grande auditório da Universidade de Évora localiza-se no Colégio do Espírito Santo, que foi o berço da universidade.

A cidade

Évora é um destino turístico obrigatório. Originalmente uma cidade Romana, foi posteriormente fortificada pelos Mouros. A riqueza da sua história está bem representada nos numerosos monumentos, tão apreciados como atrações turísticas.

O mais emblemático é a ruína do Templo de Diana, a estrutura Romana mais bem preservada da Península Ibérica. A Capela dos Ossos é outro monumento muito conhecido, revestido com ossadas de antigos habitantes da cidade para assinalar a fragilidade da vida humana. Mas Évora é também uma cidade colorida e moderna, com a sua vida académica e cultura vibrante. Pode testemunhá-lo na Praça do Giraldo, a praça central, onde a arquitetura Gótica do século XVI se funde com o movimento do dia-a-dia, com pessoas a caminhar daqui para todos os cantos da cidade.

Além muralhas, a vasta planície alentejana estende-se a partir dos arredores de Évora: esta é uma das áreas mais importantes do país para as aves estepárias, oferecendo ótimas oportunidades aos observadores de aves.

O Alentejo é também conhecido pelas suas iguarias gastronómicas: desafiamo-lo(a) a vir provar as imperdíveis migas com carne ou a sopa de cação, e os indulgentes doces conventuais, como a encharcada e a sericaia.

Entre os produtos mais reconhecidos do Alentejo encontramos o vinho e a cortiça: um casamento perfeito e muito apreciado mundialmente. Serão estas razões suficientes para vir experienciar esta cidade?

Mapa de Évora
Roteiro de Évora
O melhor do Alentejo

 

Fotos © UÉvora

Universidade de Évora